Vagas de Jovem Aprendiz Salvador 2020 – Como participar?

O programa Jovem Aprendiz surgiu de uma iniciativa do governo visando inserir estudantes no mercado de trabalho, bem como combater o trabalho infantil e a evasão escolar, pois para trabalhar o jovem precisa comprovar sua frequência na escola.

Esse programa é uma boa opção para quem está estudando e deseja ingressar no mercado de trabalho, pois une o conhecimento teórico da instituição de ensino e a prática profissional dentro da empresa.

Assim, o jovem tem a oportunidade de crescimento pessoal e profissional, bem como recebe uma remuneração que pode ajudar nas despesas de casa.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz foi estabelecido pela Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) visando estimular a capacitação profissional e o acesso ao primeiro emprego.

Segundo essa Lei, no mínimo, 5% a 15% do quadro de funcionários de médias e grandes empresas precisam ser compostas por jovens aprendizes. Em contrapartida, essas empresas recebem incentivos fiscais relacionados a redução de encargos trabalhistas.

Nesse programa o jovem participa de um processo seletivo, caso seja selecionado é contratado em regime de CLT com todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos, como férias, décimo terceiro salário, FGTS, entre outros.

O contrato de trabalho do jovem aprendiz é por tempo determinado, pois tem duração máxima de 2 anos, após esse período existe a possibilidade de recontratação do jovem que apresentar um ótimo desempenho.

A jornada de trabalho do aprendiz é de quatro a seis horas diárias, podendo estender-se para oito horas desde que ele já tenha concluído a escola e reserve um tempo para aprendizagem teórica dentro da empresa.

Lembre-se que é vedado que o jovem ocupe cargos com trabalho considerado insalubre, bem como fazer horas extras e trabalho noturno. Por isso, a maior parte dos jovens aprendizes trabalham em cargos na área administrativa, como, por exemplo, no departamento de recursos humanos.

A remuneração do Jovem Aprendiz é calculado com base no salário mínimo vigente, pois pode variar de acordo com a função e o porte da empresa. O jovem também pode receber os mesmos benefícios oferecidos aos demais colaboradores, como, por exemplo, vale transporte, vale alimentação, entre outros.

Jovem Aprendiz Salvador

VEJA TAMBÉM → Melhores vagas de emprego CLT em Salvador

Requisitos

Você sabe o que é preciso para ser um Jovem Aprendiz? De acordo com a Lei da Aprendizagem para participar do programa o jovem precisa ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado ou já ter concluído ensino médio, e frequentar um curso técnico ou profissionalizante conveniado com a empresa. Bem como esse curso deve estar relacionado com a área de trabalho que o jovem ocupará dentro da empresa.

Outros requisitos podem ser acrescentados de acordo com cada empresa, lembre-se que o foco desse programa é contratar jovens que não tem experiência anterior, portanto os requisitos que podem ser exigidos serão relacionados às competências comportamentais.

Vagas de Jovem Aprendiz em Salvador 2020

Para que você possa participar do processo seletivo para Jovem Aprendiz é necessário frequentar um curso profissionalizante conveniado com as empresas contratantes. Essas instituições de ensino tem contato direto com as empresas facilitando o acesso dos jovens as vagas.

Esses cursos são gratuitos e podem ser encontrados no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), SESC (Serviço Social do Comércio) e  ESPRO (Serviço Social Profissionalizante).

Existem outras instituições de ensino técnico e profissionalizantes classificadas como não governamentais e sem fins lucrativos. Elas também oferecem cursos e orientação para os jovens que procuram uma colocação no mercado de trabalho, bem como possuem um banco de talentos que pode ser facilmente acessado pelas empresas que desejam contratar um Jovem Aprendiz.

Você também tem a opção de procurar as vagas de emprego por conta própria, para tanto separamos alguns sites que oferecem essas oportunidades de emprego em Salvador:

É importante ficar atento às regras e requisitos do programa Jovem Aprendiz de cada empresa para se enquadrar e conseguir participar do processo de seleção.

Vagas de Emprego 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content