Vagas de Emprego no Rio de Janeiro 2020 – Onde Procurar e Dicas para ser contratado

O estado do Rio de Janeiro é uma capital populosa e que sofre há tempos com o desemprego, sobretudo entre a população periférica. A situação promete ficar ainda mais complicada após a pandemia do novo Coronavírus e, para quem teve a renda comprometida, saber onde procurar emprego no RJ será fundamental para disputar a concorrência.

Se você é mais um carioca a procura de uma oportunidade de trabalho no Estado aqui vai um tutorial completo para te orientar na sua busca. Certamente, com essas dicas, terá ao menos um norte para iniciar a busca por emprego.

Emprego Rio de Janeiro

Empresas contratando

Apesar da crise algumas empresas estão com vagas abertas e contratando. Saber em qual bater na porta pode ajudar e muito na hora de garantir uma oportunidade. Aqui estão aquelas que já anunciaram vagas. Clique nos links para saber mais detalhes:

Sites para procurar emprego no Rio de Janeiro

Conforme recomendam especialistas, nem sempre ter um bom currículo é sinônimo de boas oportunidades. Mesmo sem boas qualificações, o segredo para encontrar uma boa vaga de emprego está saber onde encontrá-la.

Partindo desse ponto, liste todas as suas habilidades e quão bom é em cada uma delas.

Em seguida, liste as empesas que podem querer te contratar baseando-se em cada uma de suas habilidades. Procure o contato de cada uma delas e ofereça seus serviços, como se fosse você mesmo uma empresa.

O trabalho será demorado, mas te dará uma primeira chance de conseguir algo nas suas primeiras cartadas.

Depois de gastar suas tentativas partam para as vagas disponíveis em sites agregadores. Abaixo, estão os confiáveis para se usar no Rio de Janeiro:

Feira Virtual de empregos do Senac

Em período de isolamento social o Senac organizou uma Feira Virtual de empregos que disponibiliza 3 mil oportunidades para profissionais e estudantes. As inscrições vão até 27 de março.

Para se candidatar basta se registrar no site do Senac RJ. Ao fazer o cadastro os visitantes também concorrem à bolsas de estudo, cursos e entrada para eventos exclusivos.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social “profissional” na qual você pode se conectar com seus colegas de trabalho, empresas que admira e, é claro, futuros contratantes.

É cada vez mais comum a prática das empresas em recrutar funcionários pela plataforma, uma vez que por lá conseguem compreender as visões profissionais, o networking e relacionamentos daquela pessoa.

Outro bom motivo para começar a sua caça ao emprego pelo Linkedin é grátis e o currículo fica disponível na rede social, portanto, pode ser usado para enviar em outros sites de emprego e até mesmo no seu currículo para conferir um portfólio mais completo.

Para garantir um bom perfil na rede social use o seguinte check-list:

  • Tenha objetivos definidos;
  • Conte detalhes sobre você;
  • Crie conexões com seus contatos e colegas;
  • Invista na sua imagem;
  • Use uma foto de perfil profissional;
  • Não economize nas habilidades e descrições das tarefas;
  • Se engaje em projetos.

CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)

O CIEE é o lugar ideal para vagas de emprego aos candidatos em formação, que estejam cursando a graduação, cursos técnicos ou de atualização.

Quem está a procura do primeiro emprego no Rio de Janeiro e está em idade escolar também pode usar da plataforma, visto que ela possui todo o aporto para orientar os profissionais novatos no mercado de trabalho.

Uma vantagem adicional do CIEE é que as vagas são checadas, por isso, ajudam o usuário a não perder tempo com intenções que não sejam a de um emprego formal.

SINE (Site Nacional de Empregos)  

O SINE é o banco nacional de empregos e está presente em todas as cidades brasileiras, inclusive no Rio de Janeiro. Pelo site ou presencialmente o usuário pode se candidatar às vagas divulgadas pelas empresas, ou em parcerias com o Estado.

O cadastro e participação é completamente gratuito e há vagas para todo o tipo de cargo e escolaridade.

Trabalha Brasil

O Trabalha Brasil é um dos maiores portais de classificados de empregos do país. O cadastro no site é gratuito e o currículo é enviado diretamente para o empregador, facilitando a comunicação entre o candidato e a empresa.

OLX

Procurar vagas de emprego pela OLX exige o dobro de cuidado. Afinal, não existem verificações para saber se vagas são reais. Ainda assim, a plataforma é uma veiculação de freelancers e empregos não formais que pode ajudar o candidato que procura uma qualificação.

O diferencial da plataforma é que geralmente o currículo acaba sendo enviado por e-mail ou o contratante divulga diretamente na parte de contato seus dados para que o interessado peça mais informação e faça sua proposta. Sendo assim, se torna uma relação mais pessoal que as plataformas tradicionais.

Banco Nacional de Emprego

O Banco Nacional do Emprego é uma instituição do Governo Federal que funciona por meio de um site. A instituição está no ar a mais de 20 anos e tem mais de 30 filiais no Brasil, incluindo no Rio de Janeiro.

Para se cadastrar e se candidatar às vagas não é preciso pagar nada e os filtros se aplicam bem para todas as categorias profissionais e níveis de escolaridade.

Grupos do Facebook

O Facebook é uma rede social que te ajuda na curadoria de informações e também pode te ajudar a pleitar uma vaga.

O segredo para usá-lo é estar presente nos grupos e páginas de divulgação de vagas ou da sua categoria profissional. Assim, poderá saber quando uma empresa divulgou uma vaga.

O que acontece é que muitas vezes os funcionários compartilham nesses espaços e é aí que poderá criar um contato importante para sua próxima entrevista.

Jornais

Os classificados já saíram de moda faz tempo, mas, nem por isso, os jornais devem deixar de ser uma plataforma para quem procura emprego no Rio de Janeiro. Mas não estamos falando sobre dos estados, afinal, na internet você pode encontrar sites como o Vagas de Emprego 2020 para te auxiliar na sua busca.

Acompanhe diariamente as notícias nos jornais da sua cidade e bairro, assim, se uma empresa divulgar novas vagas ou for aberto novo edital de concurso estará pronto para participar do processo seletivo.

Sites para procurar emprego

Perfil das vagas de trabalho no

Apesar de não ser nenhum exemplo de sustentabilidade, os índices apontam que o Rio é palco para quem quer investir numa carreira ligada ao meio ambiente. Engenheiros ambientais e demais graduados que possuam pesquisas nessa área conseguem pleitear vagas em diversas instituições que se localizam em terras cariocas.

Outra área em alta para 2020 é a de Gestão Comercial. Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho a média salarial para essa categoria só cresce, podendo atingir salários médios de R$ 16.257,31.

Outra área de destaque tem a ver com o palco artístico e cultural do Rio de Janeiro. Não é novidade para 2020 que por se tratar de um polo artístico a cidade se torna uma boa pedida para os candidatos das áreas de comunicação e artes.

Principais serviços

Conforme relatórios da Prefeitura do Rio de Janeiro as principais atividades operadas na cidade são:

  • Serviços – responsável por 85% do PIB municipal até 2005;
  • Comércio – responsável por 16,6% do total de postos de trabalho formais até 2006;
  • Comércio varejista  de pequeno e grande porte;

Mão de obra

O Rio de Janeiro é a capital brasileira com o maior índice de escolaridade. Segundo informações do IBGE de 2011 47,5% da população possui 11 anos de estudo ou mais. De outro lado, também é grande o índice de baixa escolaridade, sem escolaridade alguma ou entre 1 a 3 anos de estudo.

Tal contraponto demonstra uma das características mais tradicionais da cidade e que fica ainda mais clara quando se trata de busca por oportunidades de emprego: uma desigualdade social e de renda abissal.

Tipos de emprego

  • Jovem aprendiz
  • Emprego Temporário
  • Estágio
  • Freelancer

Vagas abertas em outras cidades

Consulte os links, abaixo, para conferir vagas de emprego abertas em outras cidades e as peculiaridades que cada município tem na contratação de mão de obra:

Vagas de Emprego 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content