Vagas de Emprego em São Gonçalo 2020 – Onde Procurar e Dicas

Segundo dados de agências especializadas na análise do cenário de criação de empregos, na contratação e demissão de funcionários etc., o Rio de Janeiro foi um dos estados que mais tiveram novos postos de trabalho criados até novembro de 2019.

O município de São Gonçalo, entretanto, apesar de terminar o período mencionado com um saldo positivo, ficou abaixo de outras cidades do estado do Rio de Janeiro. Se você é de São Gonçalo e quer saber quais as possíveis previsões para 2020, bem como onde procurar emprego neste novo ano, confira este guia completo que preparamos para você.

Empregos em São Gonçalo

Em 2019, o Rio de Janeiro teve um saldo positivo na criação de empregos, ficando entre os estados que mais geraram novos postos de trabalho. Os setores que mais prosperaram foram o de serviços, o de comércio e o de construção civil.

Em entrevista para O Globo, Maria Andreia Parente, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), afirmou que a criação de empregos concentrou-se especialmente no comércio local, setor que cresceu graças a uma série de fatores, como a redução de juros, a reforma da previdência e a autorização dos saques nas constas do FGTS.

O município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, até novembro de 2019, manteve um saldo positivo de criação de emprego, mas muito pequeno em comparação a outros municípios do estado. Isso sugere que a economia local está recuperando-se, mas lentamente. Espera-se que, em 2020, o município continue criando novas vagas de emprego, mas possivelmente em um ritmo igualmente lento, até que a economia acelere ainda mais.

são gonçalo

Setores que mais criam vagas no Rio de Janeiro

Os setores que mais abriram postos de emprego do que fecharam em 2019, no estado do Rio de janeiro, foram os seguintes:

  • Serviço industrial de utilidade pública;
  • Construção civil;
  • Comércio;
  • Serviços;
  • Administração pública;
  • Agropecuária.

Por outro lado, setores que não foram muito bem na geração de novos postos de emprego em 2019, ficando no negativo (fechando mais postos do que abrindo novos) ou com números muito baixos (menos de 100) foram os seguintes:

  • Extrativa mineral
  • Indústria de transformação

Até novembro de 2019, o município de São Gonçalo estava com um saldo positivo, embora pequeno: 238 novos postos de emprego criados até então. Isso não significa que apenas 238 pessoas foram contratadas: este número é referente ao balanço entre o número de contratados e o número de desligados.

Tipos de trabalho em São Gonçalo

CurrículoOs empregos mencionados acima são todos formais, ou seja, com carteira assinada, respeitando as regras da CLT. Porém, hoje em dia, motivado especialmente pela crise econômica que assola o Brasil, muitos trabalhadores optam por empregos informais, como autônomos ou como freelancers.

Conhecer a diferença entre os vários tipos de emprego pode ser determinante na hora de saber se a vaga vale ou não a pena ser preenchida, bem como pode auxiliar você a encontrar um novo emprego, uma vez que o seu leque de opções aumenta.

A seguir, listaremos os principais tipos de trabalho da atualidade, seguidos de suas respectivas explicações:

  • Formal: emprego com assinatura na carteira de trabalho, de acordo com a CLT e com benefícios como vale alimentação, transporte, férias, 13.º salário etc.
  • Informal: sem assinatura na carteira de trabalho, tampouco benefícios previstos e determinados pela CLT, como licenças, férias, FGTS etc.
  • Autônomo: quando o trabalhador presta serviços por conta própria, sendo seu próprio chefe, garantindo sua renda sem nenhum vínculo empregatício. Muitos deles tornam-se MEI (Microempreendedores individuais).
  • Voluntário: quando o trabalhador presta serviços livre e espontaneamente, sem receber benefícios, salários ou gratificações por isso.
  • Freelancer: quando o trabalhador presta algum serviço para alguma empresa por algum período ou durante a realização de algum projeto, sendo pago pelo serviço, mas não possuindo nenhum vínculo com a empresa.

Onde procurar vagas em São Gonçalo 2020

Hoje em dia, a maior parte das vagas de emprego estão em sites especializados no anúncio de vagas e no contato entre o contratante e o candidato. Ainda assim, você pode (e deve, para aumentar suas chances) optar por métodos mais tradicionais, como entregar currículo diretamente em setores de RH, ler classificados em jornais etc.

Porém, como as principais vagas estão disponíveis em sites, litaremos a seguir algumas boas opções para você encontrar a tão almejada vaga. Confira a seguir.

  • LinkedIn: o LinkedIn não é um simples site, mas uma rede social! Nela, você pode expandir seus contatos, conhecendo profissionais da sua área, além de publicar seu currículo, ter acesso a vagas de empregos exclusiva, tudo isso para facilitar o encontro da vaga desejada!
  • Catho: embora seja um serviço pago, o que não é de todo ruim, uma vez que há menos concorrência, a Catho é uma ótima opção para quem está procurando emprego.
  • Infojobs: com a Infojobs, você pode publicar seu currículo e candidatar-se às vagas anunciadas pelas empresas na plataforma. Embora seja gratuito, ele conta com um sistema de assinaturas, que aumenta a visibilidade de seu currículo, colocando-o em vantagem.
  • Vagas.com: Embora conte com uma menor quantidade de vagas, o Vagas.com é totalmente gratuito! Ainda assim, são milhares de vagas, e uma delas pode ser a sua!
  • Trabalha Brasil: o Trabalha Brasil é um dos maiores portais de vagas de emprego do país. Ele funciona como um classificado de vagas, possibilitando o contato entre o empregador e o candidato. Também é uma boa opção para quem está na correria atrás de um emprego.
  • Indeed: o Indeed possivelmente será uma peça chave na sua busca, uma vez que ele reúne anúncios de vagas de outras plataformas, facilitando a sua busca.

Vagas de Emprego 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content