Vagas de Emprego em São Luís 2020 – Onde Procurar e Dicas

O estado do Maranhão teve um bom crescimento no número de vagas de trabalho criadas no ano de 2019, mantendo a sequência de três anos consecutivos com saldo positivo. A maior parte dessas vagas foram criadas no município de São Luís, capital do estado.

Se você é de São Luís, está procurando emprego neste ano de 2020 e deseja saber qual o cenário para o ano no tocando à criação de empregos, bem como onde encontrar as melhores vagas, continue lendo este guia completo que preparamos para você.

Mão de obra em São Luís

Os meses de setembro e novembro de 2019 foram especialmente bons para o estado do Maranhão. Só em novembro, foram 1.163 novas vagas com carteira assinada no estado do Maranhão, indicando um possível aquecimento da economia e uma recuperação dos setores que tiveram uma maior criação de novos empregos, que no estado foram os setores de indústria de transformação, construção civil, comércio, serviços e agropecuária.

Com isso, o Maranhão alcança a série de 6 meses com saldo positivo de criação de emprego, chegando em seu terceiro ano consecutivo de crescimento neste número.

Espera-se, portanto, que novos empregos continuem surgindo no Maranhão neste ano de 2020, em especial na capital, São Luís, que detém a maior quantidade de vagas criadas do estado, como veremos a seguir.

São Luís

Principais serviços no Maranhão 2020

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), os setores que mais criaram novas vagas de emprego no estado do Maranhão em 2019 (até o mês de novembro) foram os seguintes:

  • Extrativa mineral;
  • Indústria de transformação;
  • Construção civil;
  • Comércio;
  • Serviços;
  • Agropecuária.

Por outro lado, os setores que terminaram negativos, ou seja, com mais postos fechados que criados e, consequentemente, mais trabalhadores demitido que contratados, no mesmo período mencionado acima, foram os seguintes:

  • Serviço industrial de utilidade pública;
  • Administração pública.

O município de São Luís, capital do Maranhão, foi o que mais criou vagas no estado, totalizando 7.723, seguido por Coelho Neto, com 1.386. Ao todo, foram mais de 15 mil vagas criadas no ano de 2019 até o mês de janeiro.

Tipos de trabalho em São Luís

CurrículoOs dados mencionados acima são a respeito de empregos formais, ou seja, com carteira assinada. Porém, todos sabem que, hoje em dia, a informalidade está cada vez maior. Muitos trabalhadores, não conseguindo empregos formais, recorrem a empregos informais, como autônomo ou freelancer etc.

Conhecer cada um dos tipos de trabalho pode auxiliá-lo a escolher a vaga ideal para a sua situação, além de aumentar as suas chances de arrumar trabalho, uma vez que o leque de opções cresce.

Se deseja saber um pouco mais a respeito dos tipos de trabalho, veja a lista a seguir com os principais deles:

  • Formal: emprego com assinatura na carteira de trabalho, de acordo com a CLT e com benefícios como vale alimentação, transporte, férias, 13.º salário etc.
  • Informal: sem assinatura na carteira de trabalho, tampouco benefícios previstos e determinados pela CLT, como licenças, férias, FGTS etc.
  • Autônomo: quando o trabalhador presta serviços por conta própria, sendo seu próprio chefe, garantindo sua renda sem nenhum vínculo empregatício. Muitos deles tornam-se MEI (Microempreendedores individuais).
  • Voluntário: quando o trabalhador presta serviços livre e espontaneamente, sem receber benefícios, salários ou gratificações por isso.
  • Freelancer: quando o trabalhador presta algum serviço para alguma empresa por algum período ou durante a realização de algum projeto, sendo pago pelo serviço, mas não possuindo nenhum vínculo com a empresa.

Onde procurar vagas em São Luís

Algumas das opções na hora de se procurar vagas de emprego em São Luís são as mais tradicionais, como se cadastrar em agências de emprego, ler os classificados, entregar currículos nos setores de RH das principais empresas etc.

Porém, hoje em dia, a maior parte das vagas (e as melhores, possivelmente) estão na internet, em sites especializados em intermediar o contato entre o empregador e o possível novo empregado. Convém, portanto, misturar as formas mencionadas anteriormente com a de se buscar nos sites, a fim de potencializar suas chances de encontrar o tão almejado emprego.

Confira a seguir a nossa seleção de sites confiáveis e bastante úteis para se procurar emprego em São Luís em 2020.

Vagas de emprego

  • LinkedIn: o LinkedIn não é um simples site, mas uma rede social que permite a interação entre profissionais, que constroem seus networkings, e entre esses profissionais e grandes empresas. Você poderá publicar seu currículo, atraindo a atenção dessas empresas, bem como procurar vagas, muitas delas exclusivas da plataforma.
  • Catho: embora seja uma plataforma paga, exigindo assinatura, é uma das melhores opções no mercado. O fato de ser paga já é um diferencial, uma vez que diminui a concorrência. São milhares de vagas ofertadas. Ela conta com um período de testes para novos usuários, permitindo que você experimente a plataforma antes de assiná-la.
  • Infojobs: são muitas as opções de vagas no InfoJobs, que é teoricamente gratuito, mas possui um sistema de assinaturas que potencializa o alance de seu perfil. Pode ser, também uma ótima opção!
  • com: o Vagas.com é totalmente gratuito. Nele, as vagas são ofertadas já com o contato do empregador, podendo o candidato, assim, entrar em contato diretamente com ele, enviando seu currículo. A plataforma também conta com algumas ferramentas que o auxiliam a traçar seu perfil profissional, aumentando suas chances.
  • Trabalha Brasil: o Trabalha Brasil é uma das maiores plataformas de anúncio de vagas de emprego do mercado. São milhares de opções, e uma delas pode estar esperando por você!
  • Indeed: outra opção, não menos importante, é o Indeed, que funciona como uma espécie de buscador de vagas: ele reúne ofertas de emprego de outras plataformas num só lugar, facilitando sua busca.

Vagas de Emprego 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content