Sine (Sistema Nacional de Emprego) – Como usar para encontrar vagas de emprego?

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é um órgão criado em 1975 através da Convenção nº. 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego, buscando a melhor organização do mercado de trabalho.

Se você busca uma vaga de emprego, saiba mais informações sobre este importante serviço público e como utilizá-lo da melhor forma.

O que é o Sine?

O Sine é um programa criado pelo antigo Ministério do Trabalho e Emprego, e viabilizado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Trata-se de um órgão que tem como política a inserção de pessoas no mercado de trabalho. Para isso, ele age de diversas formas, com a divulgação de vagas, o recebimento de currículos, a elaboração de processos seletivos e até a contratação de pessoal. Os trabalhadores que procuravam uma vaga de emprego eram cadastrados no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. O sistema concentrava informações sobre as políticas de trabalho, emprego e renda e acerca das exigências dos empregadores aos disponibilizarem vagas de trabalho.

Esse serviço passou por algumas mudanças, e o Portal Mais Emprego foi substituído pelo Emprega Brasil, onde os cadastros são feitos.

Sine Trabalho

Portal Emprega Brasil

O Portal Emprega Brasil é a nova Plataforma da Secretaria do Trabalho, desenvolvida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), cujo objetivo é atualizar o antigo Portal Mais Emprego, tornando as políticas públicas de emprego  ainda mais próximas do cidadão, ao mesmo tempo em que busca modernizar os serviços de atendimento do SINE, proporcionando maior agilidade, independência e transparência, por meio da web.

O Portal disponibiliza aos trabalhadores políticas e ações de emprego com o objetivo de auxiliá-los na busca ou na preservação do trabalho, com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias. Para as empresas, os serviços possibilitam o encontro mais rápido do trabalhador desejado, facilitando o contato entre as partes.

Trabalhe Brasil Sine

Como usar o portal para encontrar vagas de emprego?

Qualquer pessoa pode se cadastrar no programa. O site do Portal Emprego Brasil concentra várias vagas em todo o país. Antes de poder utilizar os serviços do programa, é preciso criar uma conta:

  • Acesse o site do Portal Emprega Brasil, disponível em: https://acesso.gov.br/
  • Clique em Quero me Cadastrar;
  • Informe CPF, Nome completo, Telefone celular e email;
  • Marque a caixa Não Sou Robô;
  • Marque a caixa para aceitar os Termos de Uso e Política de Privacidade;
  • Clique em Continuar;
  • Responda às demais perguntas e cadastre seu currículo.

Uma vez que você tenha criado a sua conta e cadastrado o seu currículo, você pode pesquisar essas vagas e escolher as que mais te interessam. Você pode pesquisar as vagas por Estado ou por área de atuação. Pode também ordenar sua pesquisa por última vagas, pelo maior salário ou por vagas para PCD (Pessoas com deficiência), e alterar seu currículo a qualquer momento.

Use o site para conferir vagas e cadastrar o seu currículo, com o passo a passo:

Aplicativo Sine

Para quem já é cadastrado, uma ótima opção é utilizar o aplicativo do SINE. Através do aplicativo você poderá, a qualquer momento, acompanhar a emissão de parcelas do Seguro-Desemprego, pesquisar e concorrer às vagas de emprego disponibilizadas pelo sistema, verificar se tem direito ao Abono Salarial e ainda consultar seus Contratos de Trabalho. Tudo de forma simples e prática, com todas as informações na palma da mão. Para utilizar o aplicativo, é preciso fazer o download na Google Play ou Apple Store. Após o download, será preciso obter uma chave de acesso (QRCode). Veja como:

  • Acesse o site do Portal Emprega Brasil, disponível em: https://servicos.mte.gov.br/;
  • Informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”;
  • Essas informações serão validadas nas bases de dados do governo federal. Em seguida, você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua vida laboral e previdenciária;
  • Após responder o questionário, receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso ao Portal Emprega Brasil.

Aplicativo Sine Fácil

Play Store Apple Store

 

Confira empresas contratando em 2020

Vagas de emprego

Vagas de Emprego 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content