Vagas de Trainee em Manaus 2020 – Como conseguir?

Muitos jovens, recém-saídos da graduação ou em anos finais do curso, buscam por vagas de trainee em grandes empresas. Além do treinamento exclusivo que o candidato recebe, alguma das vantagens de cargos assim são o contato com lideranças da empresa, crescimento acelerado, envolvimento em projetos e desafios importantes e muito mais.

Se você é de Manaus e quer saber um pouco mais sobre as vagas de trainee na cidade, bem como algumas dicas de como conseguir uma vaga assim, confira este guia completo que preparamos para você, com tudo o que você precisa saber para garantir sua contratação neste ano de 2020!

Vagas de trainee Manaus

Como funciona o cargo de trainee

Embora seja um termo bastante comum no meio profissional, pouca gente sabe o verdadeiro significado e sentido de “trainee”.

O termo, de origem inglesa, pode ser traduzido como “estagiário”, embora não tenha literalmente o mesmo sentido que o termo estagiário tem no Brasil. Um “trainee” nada mais é do que um funcionário contratado de uma empresa que recebe um treinamento específico para determinada função na empresa.

Durante sua fase de “trainee”, o funcionário tem um tutor, que passa parte de sua experiência a ele, para que, ao término do treinamento, o funcionário consiga realizar uma função técnica, mesmo que não tenha formação específica na área.

As vagas de trainee de grandes empresas são geralmente destinadas a jovens, embora qualquer um possa se candidatar. As empresas geralmente optam por jovens justamente por eles ainda estarem em início de carreira e não terem muita experiência ou formação.

Alguns setores, que envolvem formação técnica, possuem uma grande escassez de funcionários. As empresas, portanto, oferecem vagas de trainee justamente para suprir essa demanda, formando profissionais capacitados.

Vagas de estágio em Manaus – Como conseguir um emprego como estudante

Perfil de vagas em Manaus 2020

Muitas das vagas de trainees são voltadas especialmente para jovens já formados em algum curso de ensino superior, e visam especificamente familiarizá-los com o funcionamento e com o ritmo da empresa. Por conta disso, não é preciso ter formação especificamente no setor da empresa. Outra grande parcela das vagas é destinada a alunos de cursos superiores ainda não formados.

Resumidamente, as vagas de trainee são geralmente destinadas a indivíduos com as seguintes características:

  • Estudantes de universidades federais, estaduais ou particulares, geralmente nos últimos anos da graduação;
  • Alunos recém-formados (até dois anos) em ensino superior;
  • Jovens, geralmente entre 20 e 30 anos;
  • Indivíduos que possuem conhecimento em alguma língua estrangeira, preferencialmente intermediário ou avançado, geralmente em inglês, espanhol ou francês;
  • Indivíduos com facilidade em comunicação, aprendizado, trabalho em equipe e liderança.

VEJA TAMBÉM → Vagas de Emprego CLT em Manaus 

Vagas de Trainee em Manaus 2020

A maior parte das vagas de Trainee são abertas em grandes empresas, geralmente empresas que possuem influência em determinada região, no país ou no mundo (no caso de multinacionais).

É o caso, por exemplo, do Grupo Saphyr, uma das principais companhias do setor de Shopping Center do Brasil, que, em janeiro de 2020, abriu uma série de vagas de Estágio e Trainee nas principais capitais do norte do país, inclusive em Manaus. Essa é uma companhia com grande influência na região norte do país.

Um exemplo, em nível nacional, é o da multinacional Honda, que oferece vagas de Trainee de tempos em tempos. Nesse caso, as vagas são ofertadas para jovens com graduação e envolvem o treinamento em todos os setores: fábrica, concessionária, vendas e administrativo. Embora não haja nenhum programa de trainee da Honda aberto em Manaus no momento, convém ficar de olho em novidades de vagas de trainee em grandes marcas como ela.

No caso de vagas de trainee em grandes marcas, como as mencionadas, as ofertas são divulgadas no próprio site delas, no setor de “trabalhe conosco”. É muito difícil uma multinacional divulgar vagas de trainee em sites de emprego ou classificados de jornais.

Recomendamos, portanto, que você faça um levantamento das grandes empresas da cidade de Manaus que se adequem ao seu perfil, ou seja, que possuam vagas relacionadas com os seus interesses ou com a sua área de atuação, e verifique, rotineiramente, no site dessas empresas (bem como nos principais jornais do estado, que também anunciam), possíveis anúncios de vagas de trainee.

Empresas de médio ou pequeno porte, que ofertam vagas de trainee, também anunciam em sites de emprego. Para aumentar suas chances de conseguir uma dessas vagas, recomendamos, também, que cadastre seu currículo nos principais sites do país e busque, também diariamente, por novas vagas.

Os principais sites de anúncio de vagas são os seguintes:

  • LinkedIn
  • Gupy
  • ATS Globe
  • Indeed
  • Trabalha Brasil
  • InfoJobs
  • Catho
  • Cia de talentos

Dicas para conseguir uma vaga de Treinee em Manaus

Confira a seguir algumas dicas para alavancar suas chances de conseguir a tão sonhada vaga de trainee.

Capriche no seu currículo

Tudo começa com a apresentação do currículo. É a partir dele que o setor responsável vai decidir se você será ou não chamado para as próximas etapas. Ter um currículo coeso, bem-estruturado, claro e recheado na medida certa é fundamental nesse caso.

Recomendamos, inclusive, que você um perfil no LinkedIn, já que muitas empresas grandes vão buscar por candidatos nessa rede social. Nela, você também terá acesso a vagas exclusivas e poderá conhecer pessoas do ramo desejado para aumentar seu networking.

Não atire para todos os lados

É natural que, na ânsia de conseguir uma boa vaga, o candidato envie seu currículo para todas as empresas possíveis e faça cursos variados a fim de aumentar suas chances. Essa, porém, pode não ser a melhor estratégia.

É muitíssimo melhor focar em empresas que você acredita enquadrarem-se em seu perfil e melhorar seu currículo visando conseguir uma vaga de trainee justamente nessas empresas. Mantenha contato com funcionários dessas empresas (através do LinkedIn, por exemplo) a fim de perceber possíveis qualidades, cursos e conhecimentos comuns dentre eles.

Prepare-se para todas as possíveis etapas do processo seletivo

Processos seletivos para vagas de trainees costumam ser mais complexos, envolvendo várias etapas. Estar preparado para as etapas mais comuns é primordial para evitar surpresas e ansiedades desnecessárias.

As principais etapas dos processos seletivos para vagas de trainee são as seguintes:

  • Inscrição/envio do currículo
  • Testes, on-line (na plataforma das empresas) ou escritos, de conhecimentos gerais, idiomas, conhecimentos específicos, atualidades etc. (alguns podem inclusive envolver a escrita de redações)
  • Apresentação pessoal, em vídeo ou pessoalmente;
  • Dinâmica de grupo ou entrevista coletiva;
  • Entrevistas com gestores.

Cuidado com o que posta nas redes sociais

Empresas que oferecem vagas de trainee geralmente são empresas engajadas em redes sociais. Tome bastante cuidado com o que você posta nas suas redes sociais, pois muitas empresas procuram o perfil de seus candidatos a fim de ver como eles se portam na internet.

Um caso curioso, que aconteceu há algum tempo, foi o de uma jovem, chamada para uma entrevista na NASA, que postou em seu Twitter uma comemoração, envolvendo palavrões. Um senhor respondeu, na brincadeira, alertando-a para tomar cuidado com o linguajar, e ela, não tão na brincadeira assim, xingou o senhor em questão. Moral da história: o senhor era um dos engenheiros-chefe de um órgão associado à NASA e ela acabou por perder a vaga.

Vagas de Emprego 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content